logomarca


Biografia da Banda Liam Gallagher Noel Gallagher Paul Arthurs Paul McGuigan Alan White


Nome: Alan White

Alan White nasceu em Londres, no dia 26 de maio de 1972. Ele é, por tanto, do signo de Gêmeos. Sabe-se de parentes dele apenas os irmãos Steve White e Paul White. Steve é o mais velho e foi a maior influência do Alan, que começou a tocar bateria aos dez anos de idade. Teve aulas por 3 anos com Bob Armstrong, que também foi professor do Steve. Steve gosta muito de jazz, que levou Alan a gostar também, e a conhecer e gostar de estilos diferentes como a música latina e o samba (legal, hein??). Steve tocava na, hoje extinta, banda de Paul Weller, The Jam. É legal ressaltar que Paul Weller, além de amigo do Noel, fez participações em trabalhos do oasis e Noel recentemente apresentou-se num set acústico antes do início do show de Paul. Cantou sucessos como Don't Go Away, Don't Look Back In Anger, Fade In-Out entre outros. Quem pagou para ver Paul teve um belo BonusTrack, hein?? Quando era pequeno, Whitey ouvia muito James Brown e Clyde Stubblefield, entre outros. Ele foi crescendo e passou a ouvir músicas de grupos dos anos 60, como The Beatles, The Who e The Rolling Stones. Tornou-se fã de Ringo Starr, baterista dos Beatles.

Alan é casado. Casou-se no dia 13 de agosto de 1997, com uma modelo chamada Liz Atkins. Sobre ela, sabe-se apenas que seu enlace com Whitey deve-se ao fato de ter participado do clipe Don't Look Back In Anger. Pelo o que ele disse, ela estava fechando o portão da casa (cenário) e Alan chegou pra ela e perguntou se ela não queria ser a mulher da vida dele. Sem graça, né??Liz também foi membro de uma banda chamada MoonDog (nunca ouvi falar), mas não sei se ela era a baterista (nenhuma semelhança, nenhuma coincidência). Alan é baterista por profissão. Sempre tocou bateria, e incentiva a quem queira aprender a tocar. No vídeo There And Then... ele diz como entrou na banda de Noel. Mas ele conta meio pela metade... A história foi a seguinte; em março de 1995, Tony McCarroll saiu do Oasis, deixando a banda sem baterista. Durante uma festa que reuniu vários nomes da música, Noel pediu sugestões a alguns amigos, pois precisava encontrar um bom baterista. Entre esses amigos estava Steve, que falou para Noel: "Bem, tem o meu irmão, Alan.". Então Noel foi ao Matrix Studios, onde Alan estava ensaiando com Idha e Andy Bell. Noel não precisou de muito tempo para perceber que Alan era o baterista ideal para o Oasis. Alguns dias depois, a mãe de Alan disse a ele: "Um tal Noel Gally.. Gally-alguma coisa ligou.". Whitey perguntou se havia sido Noel Gallagher e a mãe confirmou. Então, ele explicou à mãe: "Você o conhece, não é, mãe? Noel Gallagher, do Oasis!". Mas sua mãe continuava sem entender nada: "Quem? Que Oasis?"

Alan ligou para Noel, que foi logo dizendo: "Eu ouvi você tocar e achei você um ótimo baterista. Quer entrar na minha banda?" Alan aceitou, mas sugeriu um ensaio, para que Noel tivesse certeza de que o queria. Mas Noel respondeu: "Não precisa, eu já ouvi você tocar e gostei muito. Desde que você não seja um anormal de dezoito anos, o emprego é seu.". Alan e Noel se encontraram em um bar em Camden, onde acertaram os últimos detalhes para a entrada de Alan na banda. No dia seguinte, Noel levou Alan ao estúdio onde eles começariam a gravar o álbum (What's the Story) Morning Glory?. Faltava um dia para o programa "Top of the Pops" onde o Oasis tocaria "Some Might Say", no dia 04/04/95. Alan se lembra muito bem disso: "Noel me ensinou a tocar 'Some Might Say', que não é muito difícil. Passei a noite inteira tocando. Não conseguia dormir. E se as pessoas não gostassem de mim? E se elas quisessem o Tony de volta? Mas, graças a Deus, tudo deu certo. Hoje, quando penso naquilo, até me dá vontade de rir."

A primeira música que Alan gravou com o Oasis foi "Roll With It", que seria o próximo single da banda. Na capa desse single, Alan é o único integrante da banda que está em pé, justamente para mostrar que ele era o novo integrante. Quanto à imagem do oasis, Alan diz: "Existe uma imagem por causa do jeito de ser de cada um de nós. Se Liam tem alguma coisa para falar, ele vai falar, pois é o jeito dele. Alguns de nós fumam, usam drogas e bebem cerveja. Noel faz isso, mas ele não diz 'Isso é o que você tem que fazer'. Ele só diz o que ele faz, só diz a verdade." Alan acha que nunca irá escrever uma música: "Deixo isso para Noel, ele é um ótimo compositor. Bonehead poderia fazer ótimas músicas. Noel faz excelentes letras e músicas. Mas ele sempre me diz para eu fazer tudo como eu quero no estúdio. Eu poderia fazer uma música com ritmo de samba e ele voltar com alguma letra para a minha música...não sei, quem sabe?"

Alan tem lá suas manias e preferências. Como por exemplo, sua revista favorita é a Playboy; comida que mais gosta é a Italiana; marca preferida (unânime no grupo) é Adidas. Alan, assim como os outros integrantes do grupo, fuma, mas não muito. Foi visto fumando algumas vezes pelo meu amigo Geraldo, no bis do show e no hotel. A respeito de drogas, não tenho nenhum indício que Alan é viciado, mas pela sua aparência, deduzo que não. Quando virem um show do Oasis, dêem uma olhadinha no Alan e poderão perceber a quantidade de caretas que o Alan faz enquanto toca. Bateria requer muita concentração, coordenação motora e ritmo. Para manter tudo isso "em dia", faz-se umas caretinhas pra liberar a emoção e não deixar sair de controle. Mas Alan é muito profissional, aposto que pode tocar até de olhos fechados... Alan se dá bem com todo mundo. Ele é tímido, tá certo, mas tem vários amigos, que o adoram. Ele é um doce de pessoa (pessoas que conversaram com ele me disseram isso). Infelizmente não tive o prazer de conversar com ele, nem tirar foto, nem ir ao show. Março foi muito corrido pra mim e faltou um pouco de tudo: dinheiro, tempo, saco pra aturar os pais....enfim, vocês não têm nada a ver com isso, né? Nem queriam saber!! :-)


Biografia Fotos Discografia Músicas Letras Traduções VídeoClipes Cifras
Tablaturas Arquivos Frases Reportagens Oasis No Mirc Oasis No Brasil Shows Links